sábado, 4 de abril de 2009

Conceito de RSE

Boa noite a todos,

O post de hoje será dedicado a uma explicação sobre RSE, Responsabilidade Social Empresarial, muitas das vezes esquecida - por pequenas a grandes empresas. Ao meu ver atreladas ao olho grande, falta de informações e ao descaso com o ambiente externo da empresa.




O Instituto Ethos em seu site define RES da seguinte forma:
"Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. "

Ou seja, a empresa não deve apenas se preocupar com o micro ambiente, ambiente interno, deve posicionar-se de maneira que o público perceba as relações empresarias no macro ambiente. Ações sociais são notadas pelo público consumidor como diferenciais, agregando valor a marca e fixando-a na mente do consumidor.
A criação de negócios que beneficiem ao mesmo tempo a população pobre e as empresas surgem com olhos de mudança para o capitalismo, agir na base da piramide é um grande desafio se pensarmos que cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo não têm o suficiente para comer, eletricidade ou acesso a água potável, coisas básicas para o ser humano.
No sistema em que estamos inclusos, quanto maior a riqueza, maior é o incentivo para que elas atendam suas necessidades, e vice e versa, quanto menor a riqueza, menor o incentivo.


A solução seria criar negócios que beneficiem a população mais pobre e as empresas. A Grameen Danone Foods exnergou esse nincho de mercado como uma oportunidade, e criou o iogurte Shoktidoi, com o objetivo de combater a desutrição infatil. A fábrica, que tem sua distribução restrita num raio de 30km, diminuiu a tecnologia no processo de produção, consequentemente precisou de maior mão de obra, gerou emprego e aumentou o poder de compra de pessoas que até então viam seus filhos morrerem por desnitruição antes de completarem os 5 anos. O grande desafio é manter o preço baixo sem prejudicar o lucro e a sociedade.

Atitues como essas estão cada vez mais presentes no mundo empresarial e a cobrança pela sociedade só tende aumentar, as propagandas, as escolas e os formadores da sociedade estão juntos pelas causas do milênio, assunto para o próximo post.

Um abraço!

2 comentários:

  1. Muito bom..
    De fato isso é pouco divulgado o que dificulta sua propagação. é legal blogs assim tomarem essa iniciativa. PARABENS!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a iniciativa, esse projeto de RES é muito bom, se assimila ao capitalismo criativo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir