sábado, 25 de abril de 2009

Pão de Açucar sai na frente!



O Grupo Pão de Açucar, na minha opnião, possue a melhor administração de marketing no seguimento de mercado do qual participa. As lojas de Pão de Açucar divulgam em suas Eco-Bags e em alguns produtos orgânicos as metas do milênio, postadas anteriormente, realizando em partes o papel de Responsabilidade Social Empresarial, divulgando essas informações o grupo transmite conhecimento e responsabilidade aos seus consumidores, que costumam ser fieis à marca.

Uma das atitudes que reforçaram a imagem do Grupo no mercado foi a inauguração da primeira loja que reúne soluções mais corretas em termos de consumo e preservação do planeta.

A escolha da cidade, em Indaiatuba, interior de São Paulo, é condizente, já que a cidade possui tradição em buscas de soluções para minimizar os impactos ao meio ambiente. Com a realização desse projeto o grupo pretende analizar o comportamento do consumidor, e abrir novas lojas de acordo com a aceitação dos mesmos.

A ação responsável não está somente nos pordutos disponíveis na loja, os funcionários, por sua vez, recebem treinamentos apropriados, são excelentes nas atividades operacionais, mas também são capacitados em educação ambiental.


Além da capacitação profissional, o mercado estimula os consumidores a incorporarem ações responsaveis em seu dia-a-dia, existem bicicletários, que posibilita deixar o carro em casa, contribuindo para a diminuição de gases do efeito etufa, além de estimular o exercício e a vida saudável, o supermercado cuida de levar as compas até a residência dos clientes. Os proprietários de carros movidos a bio-combustível, por sua vez, possuem vaga mais perto da entrada.

As instalações da loja cumpre 80% das exigências do selo GBC – Green Building Council para a certificação LEED. A geração de energia vem de centrais hidrelétricas de fontes renováveis, através do bagaço da cana contribuindo para a redução da emissão de Co2. Todas as torneiras possuem sensores, evitandoo disperdício, e a água quente é gerada a partir do resproveitamento do calor da casa de máquinas.



E por fim, o que mais me chamou atenção, em um estilo retrô o Grupo acerta em cheio!
Os produtos também são ofertados a granel, sem embalagens, reduindo 70% do lixo gerado em um supermercado comum. A prioridade é de fornecedores locais, fortalecendo a mercado local, de maneira justa e eco-eficiente.


Mais uma empresa que se dedica ao meio ambiente.
A Sociedade tem papel importantissimo nessa mudança, se não fosse nossas cobranças, nossas escolhas as empresas aida estariam focadas na revolução industrial, produzindo cada vez mais e esgotandos as fontes de energia do planeta.

Cosumidores exerçam seu papel!
Exija produtos responsáveis.

Rodrigo Lapagesse

2 comentários:

  1. E mais: A filha do dono do grupo pão de açúcar lançou uma marca de produtos ecologicamente corretos a preços bastante acessíveis e de boa qualidade!

    ResponderExcluir
  2. Genial! Eu queria muito conhecer esse supermercado...

    ResponderExcluir