sábado, 2 de maio de 2009

Sustententabilidade pregrada até na Bíblia!

.




Sabe aquele livrinho, o mais comercializado no mundo, com versões diferentes e que muitos acreditam ter sido escrito por Jesus, pois é, o mesmo já pregava a sustentabilidade. Não dá para negar que o texto bíblico influenciou – e ainda influencia – os rumos da civilização ocidental, especialmente em termos de valores. Valores estes que estão desaparecendo com o passar dos anos.

Segue tradução feita pelo argentino, músico e psicoquirólogo Nachman Szmulewicz, mais conhecido como Maharaja – palavra por palavra – do hebraico para o Português, os sete primeiros capítulos do Gênesis, Antigo Testamento, e descobriu algumas coisas interessantes, que poderiam ter mudado a História:

"1. O texto do Gênesis diz que Eva foi feita ao lado de Adão e ao mesmo tempo que ele, e não de sua costela. Talvez o machismo e a violência contra as mulheres não estivessem tão presentes na sociedade, ainda hoje, se essa interpretação tivesse sido difundida pelos cristãos.

2. A proposta inicial de Deus era a de que os homens fossem vegetarianos, segundo a passagem que só se refere aos vegetais para saciar a fome do homem. A Amazônia agradece a tradução e adverte que bois não combinam com florestas.

3. O termo lmemshelet, traduzido como “dominar”, na realidade quer dizer apenas “governar”. A palavra muda completamente o entendimento sobre as relações de poder estabelecidas pela humanidade nos últimos mais de 2 mil anos.

4. Isso também vale para a relação dos seres humanos com as plantas e os animais. Deus explica a Adão sobre a Lei de Causa e Efeito (muito antes de alguém pensar no filme “O Segredo”!!!) e o orienta a cuidar da Terra e de todos os seus seres vivos e a ser responsável pelo clima, o ar e os mares.

Pois é... e ainda tem quem diga que o conceito de sustentabilidade é algo novo e difícil de ser entendido...

5. Outro ponto que, apesar de não ter a ver com sustentabilidade, é muito útil que se torne público é o fato de que o celibato era condenado e o sexo, visto como uma maneira divina de dar continuidade à vida. Segundo Maharaja, quando o Gênesis diz que Adão “conheceu” Eva, está implícito – sem tom pejorativo, ressalta o autor – que, na verdade, o que ele fez mesmo foi “comer” a moça." fonte




Essa semana foi bem corrida com a organização da semana da comunicação do UniCEUB,
mas vai este post que achei bem curioso..


Rodrigo Lapagesse

5 comentários:

  1. Muito bom esse post. De fato sustentabilidade não é algo que surgiu agora, veio na criação do mundo. É tão simples levar uma vida mais sustentavel, basta entender o plano original das coisas. Já está mais do que comprovado que plastico é ruim, fumaça faz mal, lixo nas ruas causa enxente...então porque continuar fazendo? É como dar murro em ponta de faca, só quem sai prejudicado é quem está batendo.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que tudo é tão obvio. e simples e qdo agente complica que vem a graça o mundo tem que ser essa abderna mesmo, pq nem adão e eva conseguiram ser paz&amo lifestyle.
    eu acho que deus fez os dois mais ninguém ainda sabe a intenção pra que fomos "feitos". agente apenas chuta.
    agora desinvolvimento sustentavel tem muito haver com isso que vc posto, muito legal mesmo.,

    ResponderExcluir
  3. É muitas empresas estao percebendo o estrago e buscam aliviar a situação. Mas como isso vem desde o inicio do mundo vai ser uma batalha ardua, mas eu acredito na nossa vitoria.

    ResponderExcluir
  4. Então sem comentários.
    Que texto bem escrito, e ainda dizemos que sustentabilidade começou a 3, 4 anos atrás.
    Já estava escrito há mais de 2000 anos, nós é que fomos cegos e não quisemos enxergar. E aquele tópico que fala da relação do homem com a natureza, que teria efeitos se agisse com ganância, será que foi pouca??
    Quantas enchentes vemos no jornal, efeitos da natureza que antes não era visto e agora são.
    É... o homem aprontou demais.

    ResponderExcluir
  5. Porquê parou de postar? Seus textos são ótimos.
    Abraço,
    Joana Bicalho

    ResponderExcluir